segunda-feira, setembro 28, 2009

Parabéns!

Tem coisa pior do que dar os parabéns a alguém?
Você liga no dia do aniversário e diz “Parabéns, que Deus te abençoe... bla, bla, blá”. A pessoa do outro lado, ou está constragida ou está de saco cheio de responder as mesmas coisas: “Sim, obrigado!”. Ninguém liga no dia das mães, dos pais, das avós (porque agora existe dia da avó, sabia?) e diz “Deus te abençoe, tudo de bom, muitas felicidades... parabéns!”. Pelo menos eu nunca faço e não conheço quem faça. Dia das mães e afins só são válidos para reunir a família ao redor da mesa, comer cozido ou feijoada e falar mal daquela nora ou cunhada lindíssima que morremos de inveja. Aniversário não. Se você não liga e deseja os parabéns, além de passar por mal educado ou na melhor das hipóteses, esquecido, não será convidado para a festinha entre amigos que o aniversariante esta fazendo e só irá chamar aqueles que ligaram para desejar-lhe parabéns.
Decididamente dar os parabéns é um ato insuportável, mas necessário.

quarta-feira, setembro 02, 2009


"Não tenho certeza das coisas que já vivi, quanto mais das que não vivi, meu amor!". Meu namorado estava do meu lado jogando PlayStation3 quando perguntei se ele tinha certeza sobre algo que não me recordo agora (não tenho memória curta!). Ele parou, olhou para mim de um jeito desconfiado e largou essa. Foi brutal. Como alguém não tem certeza do que já viveu? Acordo todos os dias, como, leio, escrevo, durmo de novo, brinco com minha filha, faço coisas rotineiras como tomar banho, escovar dentes e nada disso, hoje, me da a certeza da vida. Não tenho certeza. Olha só! Não tenho certeza! Acho que ele percebeu a confusão mental que ele me causou. Escrevi esta frase na parede do meu quarto para jamais ter que esquecer isso - tem várias frases, pensamentos e poesias na parede do meu quarto. Hoje acordei diferente e fui caminhar. Caminhar é certeza. Se tudo que se vive é incerto, caminhar é certo. Pra frente sempre. Decidi não buscar as certezas, prefiro viver as incertezas. Por enquanto, fico por aqui, incerta... mas feliz por nunca ter alimentado minhas incertezas antes. Acho que meu namorado vive uma luta diária.



Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero uma verdade inventada. Clarice Lispector