sexta-feira, outubro 30, 2009

Dependência Legalizada

Me lembro quando o Governo resolveu banir da televisão as propagandas de cigarro. Inicialmente a proposta era que os comerciais fossem transmitidos apenas nas madrugadas, depois (aos poucos) foram completamente banidos da tv. Depois foi a vez das revistas. Não se vê mais anuncio de cigarro em revista. Essa medidas foram passos fundamentais para a redução do consumo da 'droga'. Hoje em dia só fuma quem quer e não quem é induzido (o poder da propaganda na sociedade é uma fator impressionante!!).
Vamos continuar...
Essa semana, folheando uma revista conceituda, percebi que haviam duas publicações de anuncio de cerveja. Na tv, as propagandas de cerveja bombardeiam a nossa mente. Só é incluso na sociedade, só é interassante, só 'pega' as melhores gatas quem bebe as melhores cervejas. Pasmém!! O governo Federal aprovou uma lei que determina que se você for dirigir você não deve beber. A chamada Lei Seca. Pior, as campanhas publicitárias estimulam: Beba! Mas vá de taxi!! Percebe? Quem, após ter bebido, vai dizer que não tem condições de dirigir? Os postos de combustíveis estão lotados de pessoas consumindo bebidas alcóolicas, sem contar nos milhões de bares e restaurantes espalhados pelo país.
O álcool é uma droga legalizada, com um alto poder para tornar qualquer 'consumidor-usuário' num dependente químico! O ínidice de alcoolismo e de pessoas sendo tratadas pela doença tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Hoje qualquer pessoa pode se tornar um alcoolotra. Mas a sociedade não enxerga (ou faz de conta que não enxerga) o mal que está se espalhando.
O tratamento numa clinica de recuperação para dependentes quimicos (e isso independe da droga - pode ser maconha, cocaína ou alccol) custa em média R$ 10.000,oo (dez mil reais) ao mês por pessoa. Imagine só! Uma pessoa precisa de aproximadamente 6 meses para 'se livrar' do vício. Isso sem contar que ela nunca mais poderá se aproximar da droga! Alguém já pensou na econômia se os anuncios e propagandas de bebidas alcóolicas fossem pelo menos reduzidos da tv? Teriamos uma econômia considerável!
Por causa do alcool, essa droga legalizada, pessoas morrem atropeladas, morrem de acidentes de carro, morrem de cirrose, cancer e afins, morrem todos os dias e aos poucos.

No início deste mês em São Paulo, um médico atropelou e matou duas pessoas num ponto de ônibus e, pasmém, ele confessou ter consumido bebida alcóolica. O correto seria ele ter bebido e ter ficado onde estava? Ele ter bebido e ter pego um taxi? Ou ele não ter bebido? ... Não entendo muito bem essa lei que inventaram ai. Acho que a lei deveria ser para abolir a indução do consumo de bebidas alcóolicas. Essa lei ai nunca vai funcionar num país onde as pessoas, para se tornar 'gente de verdade', precisa beber.

Tive três tios que morreram em consequênica do uso do alcool. Eles eram alcoolotras. Mas quem poderia dizer? Eles só bebiam nos finais de semana e depois que saim do trabalho! É... porque beber 'só um pouquinho' depois do trabalho e nos finais de semana no churrasco com os amigos não faz mal algum né?
As clinicas de recuperação de dependencia química estão lotadas de pessoas que só bebiam um pouquinho.

Precisamos rever os conceitos. Quantos comerciais estimulando pessoas a ajudarem crianças na África existem na tv e nas revistas? Será que custa tão caro?
É isso!

Você quer descer redondo? EU PREFIRO SUBIR QUADRADA!

Jesus abençoe!

Nenhum comentário: