domingo, julho 26, 2009

Gosto de publicar trechos de livros que li.
Sinto que qdo releio me reencontro. É um processo delicioso. A descoberta. O despertar.
Ainda falando da Elegância do Ouriço, pq ainda n li nada tão bom qto... resolvi compartilhar um trecho que que fala desse processo do despertar.
Não me recordo muito bem qdo minha consciência despertou... acho até aque ainda estou no processo. Na busca.

"Acredita-se erradamente que o despertar da consciência coincide com a hora do nosso primeiro nascimento, talvez porque não conseguimos imaginar outro estado vivo além desse.
Parece-nos que sempre vimos e sentimos, e, apoiados nessa crença, identificamos na vinda ao mundo o instante decisivo em que nasce a consciência. Que durante cinco anos uma garota chamada Renée, mecanismo perceptivo operacional dotado de visão, audição, olfato, paladar e tato, tenha vivido na perfeita inconsciência de si mesma e do universo é um desmentido a essa teoria apressada. Pois, para que a consciência surja, é preciso um nome.
Ora, pela força de infelizes circunstâncias, parece que ninguém tinha pensado em me dar o meu.
"E esses olhos tão bonitos", me disse também a professora, e tive a intuição de que ela não mentia, que naquele instante meus olhos brilhavam com toda essa beleza e, refletindo o milagre de meu nascimento, cintilavam como mil fogos." (p. 44)


Não consigo explicar a maneira com q Muriel fala comigo. É de uma forma nova, sempre q a leio.
Sempre um tapa na minha consciência quase alienada.

Indico, indico, indico..... sempre.



Bjos infinitos,

D.C.

2 comentários:

Dulce Miller disse...

Oi moça!
Eu de vez em quando também posto trechos de livros que leio e gosto, adoro isto!
Este que você indicou ainda não li, mas parece ser sensacional!

Obrigada pela visita e o comentário, seja sempre bem-vinda!

Beijos!

Dulce Miller disse...

Obrigada pela dica lá no blog! Vou ler, pode ter certeza!
Beijos, boa noite e uma ótima semana!